Para o mês de agosto do projeto "lendo Jojo Moyes" escolhi o livro "A última carta de amor" e sobre a experiência da leitura, posso dizer que foi muito parecida com a leitura de "A última carta de amor", continue lendo para saber o porquê.


TÍTULO: A garota que você deixou para trás
AUTOR: Jojo Moyes
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2014
NÚMERO DE PÁGINAS: 384
TÍTULO ORIGINAL: The girl you left behind
ISBN: 9788580574715
SKOOB: aqui

SINOPSE: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.
saraiva  x  amazon   x   americanas


       Como vocês já estão cansados de saber, estou com esse projeto para ler Jojo. Após a leitura de "A última carta de amor", minhas expectativas estavam lá em cima com esse livro, pois, apesar de algumas ressalvas, eu adorei a leitura.
      A garota que você deixou para trás me fez ter uma experiência de certa forma parecida com a leitura de AUCDA. O livro começa lento, com muita informação e um pouco de dificuldade para se adaptar aos personagens, conforme a história vai se desenrolando, tudo acontece. Passando da metade, não queremos parar de ler até acabá-lo, rs.
 ~~x~~ 
       A primeira parte do livro se passa em 1916, enquanto está acontecendo a Primeria Guerra Mundial. Sophie Lefèvre vive uma vida muito precária com seus irmãos e sobrinho. Junto com Hélène, sua irmã, elas tocam o antigo hotel de sua família, o Le Coq Rouge. 
      Em um flashback, voltamos para 1912. Vemos a vida de Sophie antes da guerra, como ela conheceu o seu amado Édouard e como a tela "A garota que você deixou para trás" foi pintada. Os dois se amavam de forma bem vísivel para quem lê a história, até que Édouard tem que ir lutar no Front da guerra. 
      Voltando para 1217, Sophie mora em uma pequena cidade e tem o quadro amostra em sua casa. Tudo ia bem na medida do possível, até que Herr Kommandant resolve dar a garota o trabalho de cozinhar toda noite para os alemães. As visitas ao Le Coq Rouge começaram a despencar na mesma velocidade em que as pessoas falavam mal de Sophie, afinal, não era aceitável ter um alemão em sua casa. Mas a menina sabia que Herr Kommandant não era uma pessoa completamente ruim, afinal, graças a ele, ela conseguiu alimentar sua família. 
       Liliane, moradora da mesma cidade é odiada por todos por "andar com alemães". Houve piadas constantemente, seus pães vem "batizados" e não tem amigos. Certo dia, sem saber o motivo, Sophie vê a garota ser arrastada por alemães de uma forma muito cruel e junto dela, sua filha. Sem pensar, Sophie grita para soltarem a menina e então, ela passa a cuidá-la sem saber o que estava acontecendo com Liliane.
       Após um acontecimento no natal, Sophie passa a ser odiada por todos. Sua vida fica como a de Liliane, a diferença era que sua própria família também estava contra ela. Quando ela começa a se acostumar com essa vida, os alemães a pegam e fazem o mesmo que fizeram com Liliane.
~~x~~
       Então, temos um salto no tempo e vamos para 2006. Liv Halston ainda sofre com a morte do marido e tem estampado em sua parede, o presente que recebera do mesmo em sua lua de mel, o quadro A garota que você deixou para trás.
       Liv está cansada de ficar só em casa e ver a vida passando diante de seus olhos. Não quer ir para bares ou locais do tipo pois prefere evitar as "cantadas" jogadas para ela. Resolvendo assim, ir em um bar para gays. Depois de muita bebida, ao pedir outra, se dá conta que sua bolsa foi roubada. Greg, o dono da boate,  pede para que seu irmão, Paul, ajude a garota.
      Paul trabalha em uma empresa que entrega obras e artigos roubados pelos alemães durante a guerra.  Por ironia do destino, está procurando o quadro pintado por Édouard. 
      Passa um tempo e o romance entre os dois começa, até Liv saber que Paul precisa de seu quadro, alegando que ele tinha sido roubado dos Lefèvre.
      Enquanto vamos acompanhando a luta de Liv para continuar com o quadro que o seu amado a tinha presentiado, vemos alguns flashbacks e começamos a entender tudo o que aconteceu com Sophie. Liv então, parte em uma jornada para buscar informações e conseguir ganhar o processo.
~~x~~
       Após ler dois livros da autora, acredito que essa seja a pegada dela. Começar os livros de maneira mais "pesada" e ao longo do desenrolar da história, ir pegando leveza. No início, é realmente difícil de se apegar aos personagens, mas nada que um pouco de força de vontade não resolva, rs. 
       Apesar disso, a escrita da Jojo é fluída e de fácil entendimento. Esse é um livro que com certeza eu recomendo.

26 Comentários

  1. Oi, eu realmente nunca tive muito interesse em ler os livros dessa autora, apenas assisti ao primeiro filme do livro, gostei de saber a sua opinião e quem sabe futuramente, assim que esquecer que assisti, dou uma oportunidade.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Adoro os livros da Jojo Moyes, mas esse ainda não li! Adorei a sua resenha! Vou adicionar à listinha... :D

    ReplyDelete
  3. É um um livro com uma história maravilhosa e emocionante, a história da Sophie e Liv mostra a superação nos momentos difíceis, gostei muito da resenha gostei bastante da história, bjs.

    ReplyDelete
  4. Oi tudo bem?
    Da Jojo eu li apenas como eu era antes de você e adorei a escrita dela tanto que tenho vontade de ler outros livros e vou adicionar esse na listinha também.

    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oie!
    Eu nunca li nada da autora e nem nunca tive muita vontade, porém o que você falou desse livro me deixou com um pouco de vontade de ler.
    Gostei desse negócio de misturar passado e presente.

    ReplyDelete
  6. Olá!!
    Até hoje só li esse livro da autora e me apaixonei pela escrita dela!! Nossa, toda vez que leio uma resenha de A garota que você deixou para trás preciso me segurar para não reler! kkkkkkk
    Pretendo ler outros livros dela com certeza!
    PS: no começo da resenha você escreveu A última carta de amor no lugar de A garota que você deixou para trás. =)

    ReplyDelete
  7. Tenho muita vontade de ler outras obras da Jojo, desde que li "Como eu era antes de você". Sua resenha está ótima, fiquei bastante curiosa em relação as histórias das três personagens, parece ser muito interessante e bastante envolvente. O que mais me chamou atenção foram as mudanças de tempo. Obrigada pela dica, bjss!

    ReplyDelete
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro e nem Uma carta de amor, mas tenho ambos na estante aguardando eu colocar minhas leituras atrasadas em dia para poder ler. Eu confesso que alguns comentários de que a leitura demora a fluir me deixaram com um certo receio, porém, nunca tive esse problema com os outros livros que li da Jojo e espero gostar desses dois também.
    Eu fico feliz que, apesar da dificuldade inicial em se conectar com os personagens, você tenha gostado do livro. Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Eu estou louca para ler esse livro, comprei há um bom tempo mas ainda não tive tempo para ler. Eu gostei da sua resenha e de poder conhecer um pouco mais sobre a trama. Já sei o que esperar e é bom já pegar os lenços quando for ler.

    ReplyDelete
  10. Olá
    Já tive muita vontade de ler algo da autora, mas com o tempo e lendo muitas resenhas essa vontade passou, nunca consegui saber direito porque, mas agora lendo sua resenha acho que descobri a resposta, eu prefiro livros com começos fáceis e finais difíceis e os livros dela parecem seguir a ordem inversa.

    ReplyDelete
  11. Olá!
    Eu simplesmente amo a Jojo. Acho as histórias dela fantásticas, mas concordo com você, ela realmente tem essa pegada mais devagar e arrastada no início da trama, mas depois vai fluindo e acabamos nos apaixonando por seus personagens e sofrendo também um bocado. Outra característica dela é estar sempre colocando passado e presente nas narrativas e de certa forma até gosto pois faz com que seja mais fácil entender as épocas em que tudo aconteceu sem esquecer dos dramas que compõe cada personagem.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ReplyDelete
  12. Não conhecia Jojo Moyes, gostei da resenha, e confesso que fiquei interessada em conhecer mais da autora e da obra ... Bjs (•‿•)

    ReplyDelete
  13. Olá! O único livo que li da Jojo foi Como eu era antes de você, eu amei a história e quero muito ler o segundo.
    Já ouvi falar de A garota que você deixou para trás, mas não consigo me interessar pela premissa. Parece ser uma história densa, e acredito que é, pois você citou que no começo é mais pesada.
    Por eu gostar da escrita da autora vou deixar a dica anotada para a posteridade, espero me apegar a história.
    Abs e parabéns ela resenha ^^

    ReplyDelete
  14. Como vai? Amei o blog.
    Acredita que nunca li nada da Jojo? Tenho que mudar isso com urgência. Enquanto lia sua resenha, me lembrei que minha mãe já tinha falado desse livro pra mim. Ela amou. <3 Ain, menina, esse negócio de ficar lendo resenhas não tá sendo bom pra minha lista de desejo de livros, viu ? kkkkk Agora quero esse tbm. A lista tá gigantesca. Onde acho tanto dinheiro? Vou ter que ir atrás do pote de ouro no fim do arco-iris. Parabens pela resenha e muito sucesso com o blog!!!! Beijos.

    ReplyDelete
  15. Gostei da sua resenha! Deu uma vontade de ler mais do livro e conhecer mais a obra da autora.
    Mas não sei se conseguiria ler por ser muito parado no inicio, teria que ser muito bom mesmo para termina-lo. Mas vou ver se compro para ler um dia hahaha

    beijos e sucesso com o blog.

    ReplyDelete
  16. Eu preciso dizer, não aguento mais JoJo. pra qualque direção que eu olhe tem um livro dessa mulher, com capa quase igual. quando abri a resenha e vi a foto quase desisti, mas ainda bem que não fiz isso. adoro essas histórias de presente passado, dois personagens ligados, mas que viveram em tempos diferentes, me lembro Julie e Julia.
    parabéns pela resenha.

    ReplyDelete
  17. Oi Eduarda, fiquei curiosa para saber qual é a ligação do quadro com as épocas vividas no livro. Apesar de a trama parecer interessante ainda não tive vontade de ler os livros da Jojo, talvez não seja o meu momento de conhecer a escrita dela, mas quem sabe mais para frente.
    Parabéns pela resenha que está bastante envolvente, faz um apanhado geral da trama e é sincera ao expor sua opinião, bacana isso.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ReplyDelete
  18. Olá, tudo bem? Não li quase nada da Jojo Moyes mas sempre tive muita curiosidade de ler mais. A Garota Que Você Deixou Para Trás tem uma boa sinopse e apesar das suas ressalvas, gostei. Quando começamos a ler muito o mesmo autor, conseguimos captar a forma como ele trabalha em todos os livros. Para alguns isso é positivo, para outros nem tanto. Confesso que dependendo do autor, eu curto. Vamos ver se acontecerá com a Jojo. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  19. Olá! Nunca li nada da Jojo, mas pretendo conhecer sua escrita ainda esse ano. A premissa desse livro não me agradou, mas é aquilo: é preciso ler para se ter certeza. Beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ReplyDelete
  20. Oiii!

    Acredita que nunca li nada dela??? Já vi o filme baseado em um de seus livros, mas não cheguei a realizar a leitura. Gostei de saber que é uma leitura facil, mas não sei se essa densidade no começo me atrai... Enfim, um dia espero ler algo dela!

    Beijinhos,

    ReplyDelete
  21. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda amas da autora já li os dois livros de Como Eu Era Antes de Você!

    E ótimo que tenhas gostado e que tenhas sentido esse toque como único da autora. E adoro esses saltos no tempo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ReplyDelete
  22. Olá!

    Amo Jojo!! Mas esse ainda não li, porém parece ser muito bonito, me intriguei com o destino de cada personagem, espero ler logo!

    ReplyDelete
  23. Oie!

    Estou com esse livro aqui em casa, ganhei de uma amiga e espero em breve realizar a leitura dele! Gosto bastante das propostas de histórias da Jojo, e acredito que irei gostar dessa obra também!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ReplyDelete
  24. AIM, eu já te amo só pq vc gostou de AUCDA! <3
    Infelizmente mta gente não dá uma chance pra Jojo ou não lê suas obras por preconceito com a modinha CEEADV...
    Os livros dela são incríveis e os personagens podem não ser tãããão cativantes, mas são super reais!
    O 'Um mais um' não leva essa pegada difícil, e super recomendo!
    Tbm quero ler todos os livros da autora! *-*
    Amei a resenha!
    Bjocas,

    https://umdiamelivroblog.wordpress.com

    ReplyDelete
  25. Eu amei esse livro! Embora tenha tido dificuldade para me apegar aos personagens modernos da trama, achei o enredo bem intrincado e muito inteligente.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ReplyDelete
  26. Olá!
    Eu tenho um projeto de ler todos os livros da Jojo, já que vejo falarem super bem deles, mas até agora só consegui ler Como Eu Era Antes de Você hahahah eu adorei poder conferir a sua resenha e esse livro me chamou muito a atenção, acho que será o próximo dela que lerei.
    Beijos.

    ReplyDelete